Ao voltar de viagem, a última coisa que você quer é ver suas plantas murchas e mortas. Felizmente, existem alguns procedimentos que você pode tomar, além de tecnologias acessíveis que podem te auxiliar a manter as suas plantas saudáveis enquanto você estiver fora de casa.
Independente de quantos dias você vai ficar fora. Comece dando um bom banho de água às suas plantas. Você pode utilizar uma garrafa pet com a tampa furada para irrigar seus vasos e canteiros. O lance é irrigar abundantemente, para que elas fiquem mais hidratadas do que o necessário, afinal poderão enfrentar algum período de seca. Você também pode utilizar um regador com bico fino para vasos grandes - desse modo, você evitará molhar as folhas, prevenindo o aparecimento de doenças.
Dependendo de quanto tempo você vai ficar fora, pode ser necessário que você utilize um sistema de irrigação automática, principalmente se você cultiva hortas ou outras plantas muito dependentes de irrigação para sobreviverem. Existem muitos tipos de sistemas de irrigação automática disponíveis no mercado, e muitos deles podem te ajudar a poupar tempo até mesmo enquanto você estiver em casa, sendo uma aquisição para a sua produtividade doméstica.
As plantas em vasos, que você consegue mover, podem ser colocadas na sombra. Dessa forma, elas secarão mais lentamente. As plantas dispostas ao sol costumam secar mais rápido, uma vez que o calor acelera a evaporação da água.
Outra técnica eficiente para quem vai viajar e não tem com quem deixar as plantas é fazer uma poda preventiva antes da viagem. A remoção de folhas mortas faz com que a planta pare de enviar nutrientes e água para um galho que já não é mais profícuo. Utilize ferramentas de poda adequadamente esterilizadas para evitar a propagação de doenças na sua casa.
Existe um método muito eficiente para irrigar lentamente o seu canteiro de plantas. Se trata de um método em que você vai precisar de uma garrafa pet vazia e limpar, além de uma tesoura (ou faca). Perfure o fundo da garrafa, de modo a passar apenas gotinhas de água. O tamanho do furo vai regular a quantidade de água que vai passar pelo tempo. E você deve encher bem a garrafa para que a gravidade aja.
Se você tem uma rotina de muita viagem, talvez plantas que exijam muitos cuidados e presença não sejam o ideal para você. Escolha plantas resistentes à seca para plantar na sua casa, como cactos e suculentas, que conseguem ficar muitos dias sem água.
Você também pode dar a chave da sua casa para alguém de confiança que pode regar semanalmente as suas plantas. Mas, para muitos, essa opção não está disponível. Então é só seguir as outras dicas do artigo.
Confira mais dicas de jardinagem: https://meuverdejardim.com.br/
O que você costuma fazer para cuidar das suas plantas enquanto viaja? Deixe um comentário!